Home  |  Institucional  |  Membros  |  Parceiros  |  FAQ  |  Mapa do Site  |  Contato  |  
Navegue
Sobre a ARPEMG
Sala de Imprensa
Manchetes On-line
Pesquisas de Opinião
Busca Rápida
  
Pesquisa Avançada
Menu
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Quem está Online
1 visitantes online (1 na seção: RPPN de Minas)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...

Institucional


A Associação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural e Outras Reservas Privadas de Minas Gerais - ARPEMG , surgiu da necessidade dos proprietários de se organizarem e buscar a troca de experiências, além de buscar um maior apoio à conservação da natureza em terras privadas.


A ARPEMG foi fundada no ano de 2000 durante o I Seminário de Reservas Privadas de Minas Gerais na Estação Ambiental do Peti da Companhia Elétrica de Minas Gerais - CEMIG, em São Gonçalo do Rio Abaixo.


No II Seminário de Reservas Privadas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em 2001, foi criada oficialmente a Associação, que nesta data congregou 40 membros fundadores, entre proprietários e representantes de RPPN e Reservas Privadas, profissionais representantes de instituições governamentais.


Em 2002 a ARPEMG esteve presente nos Seminários do Projeto de Capacitação das RPPN do Sudeste, patrocinado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente, a convite da Associação do Patrimônio Natural do Rio de Janeiro.


O III Seminário de Reservas Privadas de Minas Gerais foi realizado em 2003 na RPPN Fazenda Lagoa, Monte Belo, com a participação de 47 pessoas envolvidas com a causa da Conservação em Terras Privadas.


A partir de 2004 a ARPEMG começou a apoiar e desenvolver projetos, como instituição parceira, para o Programa de Apoio às RPPN nos Corredores de Biodiversidade da Mata Atlântica pela Aliança da Mata Atlântica.


Em 2005 foi promovido O IV Seminário de RPPN e Reservas Privadas de Minas Gerais na Universidade Federal de Alfenas o IV Seminário de RPPN e Reservas Privadas de Minas Gerais.


O 1º Projeto de fortalecimento da ARPEMG, realizado entre os anos de 2005 e 2006, com apoio da Associação Mico Leão Dourado através do patrocínio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos – CEPF, foi crucial para a estruturação da entidade e para expandir a sua área de atuação para a Zona da Mata – Corredores da Mata Atlântica Serra do Mar / Mantiqueira.


Em 2006 iniciou o projeto da CNRPPN " Projetos Piloto de Plano de Manejo com fins de conservação de criação de novas RPPN ", aprovado no Programa PDA Mata Atlântica (Programa Piloto de Proteção das Florestas Tropicais). Este projeto tem o significado de um marco histórico para a ARPEMG pois foi a 1a vez na história da Associação em que ela participou efetivamente de um mega-projeto integrando sete associações de RPPN de proprietários de RPPN no Brasil.


Durante a Oficina Participativa do Projeto PDA, na Pousada do Porto, Alfenas, em maio de 2007, foi assinado o Convenio entre a ARPEMG e a Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, com a presença de vários membros da diretoria da Associação.


Este website faz parte do Programa de Fortalecimento Institucional da ARPEMG, e foi financiado com recursos da Associação Mico-Leão-Dourado e do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos. Visa a formação de uma comunidade virtual, onde seus membros possam interagir com o web site e entre si de modo que toda informação e instrução sejam compartilhadas por todos.


A partir de junho de 2010 este web site está sendo mantido pela RPPN Santuário do Caraça, que faz a parte de atualização do site, e da RPPN Vereda Grande, que mantém o domínio e outros assuntos.


Página para Impressão Envie esta página para um amigo!


 
 
Site atualizado pela
MG Criação de Sites